SPEDM

Serviços e Unidades de
Endocrinologia em Portugal
+

Este website tem o apoio da

Apresentação

O Grupo de Estudo da Hipófise da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo é um grupo científico que tem como objetivo aprofundar e difundir o seu conhecimento sobre as doenças da hipófise. A sua criação ocorreu em 1998, com o Grupo de Estudo de Tumores da Hipófise, vocacionado, na altura, para os tumores da hipófise. Em 2014, por alargamento do seu âmbito científico a toda a patologia hipotálamo-hipofisária passou então a designar-se de Grupo de Estudo da Hipófise.

O grupo tem um caráter multidisciplinar reunindo diferentes especialistas de diversos hospitais com interesse comum no estudo e tratamento das diferentes patologias hipotálamo-hipofisárias (endocrinologistas, neurocirurgiões, neurorradiologistas, neuropatologistas, radioterapeutas, biólogos, etc.) e ainda internos de formação específica das referidas especialidades.

As áreas de interesse do grupo são os tumores da hipófise (acromegalia, doença de Cushing, prolactinomas, tirotrofinomas, tumores clinicamente não funcionantes), outros tumores ou doenças da região selar (craniofaringeomas, meningiomas, hipófisites, etc), as insuficiências hipotálamo-hipofisárias (diabetes insípida, hipopituitarismos ante-hipofisários, etc) ou outras patologias que possam ocorrer nesta área.

Habitualmente o grupo tem duas reuniões anuais, a reunião da primavera e a reunião do outono. As reuniões têm um programa destinado aos elementos do grupo sendo também aberto a outros especialistas interessados ou convidados.

Toda a informação contida neste espaço é dirigida quer aos profissionais de saúde quer ao público em geral. Não foi concebida para fornecer aconselhamento médico mas apenas para ter um caráter informativo. Assim, não deve ser usada para diagnosticar ou tratar as doenças hipotálamo-hipofisárias. Se houver dúvidas sobre problemas de saúde específicos, relacionados com estas doenças, sugere-se que sejam colocadas no âmbito de uma consulta médica.

Obrigada por merecermos a sua atenção.

Leonor Gomes
(Coordenadora do Grupo de Estudo da Hipófise)