SPEDM

Serviços e Unidades de
Endocrinologia em Portugal
+

Este website tem o apoio da

Actividades em 2013

1. Durante o ano de 2013 e, de acordo com os objetivos definidos no início do ano, o GE-TNE privilegiou a concretização do Estudo Transversal de Caracterização das Neoplasias Neuroendócrinas em Portugal, patrocinado pela IPSEN Portugal com o apoio da empresa de consultadoria científica Keypoint. A Coordenação e os elementos do GE-TNE, nomeadamente os investigadores principais (IPs) dos 15 hospitais onde o estudo está a decorrer (2 ainda em fase de aprovação), acordaram as variáveis a incluir na base de dados já disponível on-line (Abril). Deu-se início à obtenção dos consentimentos informados (a partir de Janeiro) e à inclusão de dados na base de dados (a partir de Setembro). No sentido de envidar esforços para que o projeto arrancasse no terreno, a Coordenação do GE-TNE reuniu com os IPs a 6 de Abril em Monte Real com o patrocínio da IPSEN Portugal. Foram entretanto obtidos 172 consentimentos informados, estando registados na base dados relativos a 16 doentes provenientes de 7 hospitais.

2. Colaboração com a Comissão Organizadora do XIV Congresso Português de Endocrinologia, na realização de um Simpósio conjunto com a Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), uma sessão de discussão de casos clínicos de Tumores Neuroendócrinos – painel de peritos, que teve lugar a 26 de Janeiro, no Porto e na qual participaram vários elementos das diversas especialidades representadas no GE-TNE (Drs. Ana Paula Santos, Maria João Bugalho, José Manuel Lopes, Cristina Sanches, Isabel Claro, Isabel Fernandes, Maria José Sousa e Ana Paula Moreira) bem como o presidente da SPO (Dr. Joaquim Abreu) e a Presidente da Assembleia Geral do Grupo de Investigação de Cancro Digestivo (GICD), Dra. Anabela Sá. Contou ainda com o Prof. Dermot O`Toole (Dublin), como palestrante estrangeiro. Esta sessão foi patrocinada pela IPSEN Portugal.

3. Aquando da ENETS (European neuroendocrine Tumors Society) Conference, no dia 6 de março, decorreu em Barcelona, Espanha uma reunião do ENETS European Neuroendocrine Tumor Registry na qual participaram a Dra. Ana Paula Santos e o Prof. Dr. José Manuel Lopes.

4. No dia 18 de Outubro realizou-se no Porto, Hotel da Música, o 3º NETwork de TNE, pela 1ª vez com formato de simpósio e inscrições abertas a participantes não-membros do grupo de estudos. O programa incluiu, para além de sessões científicas dirigidas a clínicos com interesse na área (TNE bronco-pulmonares, novas terapêuticas), uma mesa redonda visando o quotidiano do doente com TNE (participação de nutricionista, psicólogo, enfermagem). Terminou com um debate aberto ao público em geral com a participação de 3 doentes e 4 clínicos, animado por um jornalista em formato “Prós e Contras”. Teve como comissão organizadora os Drs. Ana Paula Marques (ULS Matosinhos), Cláudia Amaral (CHP), Gustavo Rocha (CHVNGaia/Espinho), Mariana Martinho (H. Tâmega e Sousa), Raquel Martins (IPO-Porto) e Ana Paula Santos (IPO-Porto). Foi patrocinado pela IPSEN Portugal, Novartis Oncology, Pfizer Oncology, AAA-Advanced Accelerator Applications, Sirtex e Roche.

5. Como habitualmente no Dia Mundial de Sensibilização para os Tumores Neuroendócrinos, a 10 de Novembro de 2013 o GE-TNE em parceria com a Novartis Oncology associou-se a esta comemoração, através da sua divulgação em órgãos de comunicação social e internet, nomeadamente as redes sociais mais utilizadas como o Facebook e Twitter.



Download do Programa 3º Network de Tumores Endócrinos 18 de Outubro 2013